quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chegando no Yellowstone

    Continuando o último post, hoje vou escrever as dicas e os preparativos necessários para conhecer o Yellowstone e, no nosso caso, hospedar-se dentro dele.
    Primeiro é preciso levar em conta a época do ano que você deseja conhecer o parque. Cada estação tem suas particularidades e vai depender do que você gosta ou quer ver. No nosso caso não tivemos muita opção, já que fevereiro foi meu mês de férias e o último mês da Yara nos EUA. Como não nos importamos muito com o frio e o parque fica simplesmente incrível coberto de neve nós até gostamos da idéia.
Imagem daqui.
    A principal limitação no inverno além do frio extremo e da neve até a cintura (hehe) é que as estradas ficam fechadas. No inverno apenas uma estrada ao norte do parque fica aberta para carros de passeio, todas as outras só podem ser utilizadas por snowcoachs ("ônibus" de neve) e snowmobiles ("motos" de neve), nas outras estações isso não acontece e você pode andar pelo parque com um carro de passeio alugado, só é preciso ficar de olho em estradas fechadas por reformas ou pelo mal tempo.
Snowcoach
Snowmobile
    Existem cinco cidades diferentes que dão acesso às diferentes entradas do parque: West Yellowstone, Gardiner, Cooke City (Montana), Cody e Jackson Hole (Wyoming). As três primeiras estão localizadas a menos de 80km (50mi) da área do parque e as duas últimas estão em um raio de até 320km (200mi) de distância. A escolha da cidade pela qual você chegará no parque deve ser feita levando em conta o seu meio de transporte, a época do ano, em qual alojamento do parque você pretende ficar, de onde você veio, para onde você vai depois, etc. Nós acabamos optando por Jackson Hole, mesmo porque no inverno não tem muito como fugir desse caminho, além de que é lá que fica o aeroporto mais próximo do parque e nós vamos de avião e depois partiremos pra Las Vegas, tudo no na nossa rota. Acredito que em outras épocas do ano e quando se aluga um carro seja mais fácil ir pelas outras entradas.
    O tempo que você vai ficar vai depender dos seus planos, dinheiro etc. Quando eu voltar de lá digo as minhas impressões sobre isso. 

    Existem várias acomodações de vários tipos dentro do parque, de campings à hotéis mais caros. No inverno apenas duas ficam abertas: um Hotel ao norte na região de Mammoth e um lodge ao sul perto de Old Faithful, elas devem ser reservadas com bastante antecedência (de preferência verifique a disponibilidade de quartos antes mesmo de comprar as passagens) e não são baratas. Nós iremos ficar em Old Faithful Snow Lodge por ser ao sul.
Old Faithful Snow Lodge
    No inverno é preciso levar em conta o seu deslocamento até o parque e até o hotel, lembrando que as estradas ao sul estão fechadas. Junto com as reservas do hotel você pode reservar o Snowcoach para te buscar na entrada sul do parque, chamada Flagg Ranch, esse trajeto custa U$76 por pessoa e demora 4h15 (!!!). Feita essa reserva só resta chegar a Flagg Ranch no horário certo, você pode ir de carro alugado, táxi ou contratar um ônibus que te busque no hotel e te deixe no local na hora combinada, foi o que fizemos. Esse trajeto demora 1h30 pois são quase 100km de distância. No fim das contas você leva praticamente um dia se deslocando de Jackson pro Hotel e mais um dia para voltar... não se esqueça de levar isso em conta ao planejar a sua viagem.
    Visitar o Yellowstone requer bastante planejamento e pesquisa (além de algum dinheiro), mas alguém mais tem dúvidas se vale ou não a pena?
    Espero que esse post sirva de guia e/ou de inspiração pras pessoas que desejam um dia fazer esse passeio. Quando eu voltar de lá faço outro post com as minhas impressões e mais dicas pros viajantes!

Alguns links úteis:
National Park Service - Yellowstone - Informações gerais sobre o parque
Yellowstone National Park Lodges - Site para reserva de alojamento no parque e outras informações

6 comentários:

  1. tá mandando bem!
    Boa viagem
    Nevascas vão parar e td será perfeito...
    bjs
    Paulo Gigi

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando estes Posts sobre Yellowstone.. Estou planejando em conhecer este ano!!! Depois vou querer saber mais qdo vcs voltarem

    Btw.. Obrigado pela visita la no Blog

    ResponderExcluir
  3. @Oscar Que bom que estou ajudando alguém com as dicas, qualquer dúvida sinta-se a vontade para perguntar.
    ah, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. @Nina Schubart

    Pode deixar que se a viagem realmente se concretizar venho tirar algumas dúvidas :D

    ResponderExcluir
  5. Ola Nina, mto boas dicas!!!
    Eu pretendo conhecer o yellowstone em MArco/2011, do dia 18 de marco ate 21, saindo de San Diego. Qts dias vc acha que sao suficientes para conhecer um pouquinho desse lugar maravilhoso? Nessa epoca e possivel ver os geisers, o q e possivel conhecer? O que vc recomenda visitar quem tem poucos dias de estadia? Qto aos contatos, encontro facil os telefones do loudge e onibus para agendar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. @Ana

    Oi Ana, para começar me desculpe pela demora na resposta, espero ainda ser útil. Estava sem computador e com pouco acesso à internet aqui nos EUA.
    Então, estava olhando nesse site: http://www.yellowstonenationalparklodges.com/
    e parece que todos os alojamentos do parque estão fechados nas datas que você me deu. Não sei se é assim mesmo, recomendo telefonar no número fornecido no site e perguntar.
    De qualquer forma, nessa época do ano as estradas já estão abertas e você pode entrar com carro alugado ou ônibus normal, só não sei a condição das estradas. Outra opção de alojamento são os campings, mas esses eu não conheço e não posso recomendar.

    No mais, os geyser e outras atividades termais podem ser vistos em todas as épocas do ano e no inverno o contraste com a neve dá uma beleza especial, fora as paisagens que são maravilhosas. Como quando eu fui ainda era bem inverno todas as atividades disponíveis eram exclusivas dessa estação, elas se resumem ao ski, snowshoeing, passeio de snowmobile e trilhas a pé (essas servem para todas as estações), você pode fazê-las por conta própria (exceto o snowmobile) ou ir com um guia em um tour específico. São muitos os geyseres, trilhas e tours disponíveis, o número de dias vai depender do que você quer fazer, eu acabei achando dois dias pouco tempo, isso porque eu adoro esportes de inverno e natureza. Tudo isso que eu estou te falando você pode perguntar quando chegar lá e decidir na hora de acordo com as recomendações dos funcionários, até porque as condições das trilhas variam com o clima.
    Bom, essas são as dicas que eu posso te dar de forma muito resumida, ainda vou fazer um post sobre isso quando chegar no Brasil depois do dia 02/03. Espero ter te ajudado e obrigada pela visita ao blog, volte sempre!

    Um abraço, Nina.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.